Rádio Câmara

Feijoada Completa

O jornalismo e as “big techs”; previsões do Oscar; Aracy de Almeida

O jornalismo e as “big techs”; previsões do Oscar; Aracy de Almeida

08/03/2024 - 14h00

  • O jornalismo e as “big techs”; previsões do Oscar; Aracy de Almeida – Bloco único

  • Remuneração do conteúdo jornalístico usado pelas plataformas digitais – Bloco 1

  • Olhares: Previsões do Oscar 2024 – Bloco 2

  • Caldo Cultural: um bate-papo com o Biógrafo de Aracy de Almeida – Bloco 3

Bloco 1 - Feijoada Completa fala sobre a remuneração do conteúdo jornalístico usado pelas plataformas digitais. O tema foi tratado em reunião no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Tramitam na Câmara e no Senado vários projetos de lei sobre o assunto. Um deles, projeto (PL 2370/19) da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), altera a Lei dos Direitos Autorais para, entre outras medidas, obrigar plataformas digitais a remunerar artistas e empresas jornalísticas pelo conteúdo criado. Para falar sobre o assunto, nossos convidados são a deputada Maria do Rosário (PT-RS), relatora do projeto na Comissão de Cultura, e Bia Barbosa, integrante do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e  coordenadora de incidência da Repórteres Sem Fronteiras na América Latina.

Bloco 2 - No quadro Olhares, Mariana Monteiro analisa os indicados às principais categorias do Oscar 2024 e aponta os prováveis vencedores.

Bloco 3 - No Caldo Cultural, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, temos um bate papo com Carlos Borsali, autor de “A Dama da Central”, livro que conta a vida e obra da cantora Aracy de Almeida, uma das mais importantes vozes do samba e a maior intérprete das canções de Noel Rosa. No Sons e Tons, romantismo e rebeldia nas músicas cantadas por Aracy de Almeida.

Críticas, sugestões e comentários são bem-vindos!

Nosso e-mail: radio@camara.leg.br

Nosso WhatsApp: (61) 99978-9080

Produção - Lucélia Cristina

Apresentação - Edson Júnior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, ao vivo, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h00