Rádio Câmara

Kalimba

Mês da Mulher: ROKIA TRAORÉ

Mês da Mulher: ROKIA TRAORÉ

10/03/2024 - 14h00

  • Mês da Mulher - ROKIA TRAORÉ - Programa completo

  • Mês da Mulher - ROKIA TRAORÉ - bloco 1

  • Mês da Mulher - ROKIA TRAORÉ - bloco 2

  • Mês da Mulher - ROKIA TRAORÉ - bloco 3

  • Mês da Mulher - ROKIA TRAORÉ - bloco 4

Neste Mês da Mulher, Kalimba apresenta Rokia Traoré.  Ela nasceu em 1974 na fronteira do Mali com a Mauritânia, em uma família ligada à música e à tradição.  Seu pai era diplomata, tocava saxofone e gostava de ouvir Jazz.

Depois de viver em vários países, Rokia Traoré volta para o Mali e estuda violão com o mestre Ali Farka Touré, o virtuose do Blues do Deserto.  Estudou na Bélgica e com 21 anos já se destacou em seu país,  lançando a canção Finini, um tema que combina a música tradicional do Mali com as influências da música internacional.  Em 1997 a jovem cantora recebeu o prêmio Descobertas da África, da Rádio França Internacional, com a canção Mouneissa.

Com uma voz marcante, Rokia Traoré  realiza um encontro entre a música ocidental, com toques de soul, blues e rock, com a música mandinga tradicional,  produzindo belas melodias e sons únicos.

Preocupada com a situação dos refugiados da guerra civil do Mali, foi convidada pela agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) para ser sua embaixadora.  Investiu também em uma fundação para formar artistas e técnicos de artes cênicas  em Bamako, capital do Mali.


Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.