Economia Direta
Novo plano de desenvolvimento industrial do governo estabelece metas de crescimento até 2033

22/02/2024 -
-
Economia Direta (22/02/2024):
Anunciado recentemente pelo governo federal, o projeto Nova Indústria Brasil (NIB) consiste em um plano de ações para estimular o desenvolvimento do setor industrial. O economista Fernando Gomes destaca que a política apresentada pretende estimular a inovação e a sustentabilidade com investimentos estimados em até R$ 300 bilhões em setores estratégicos. Hoje, o setor industrial representa 24% do Produto Interno Bruto brasileiro, percentual bastante inferior ao setor de serviços, por exemplo, mesmo pagando proporcionalmente mais tributos.
De acordo com o plano, o governo vai disponibilizar recursos públicos como forma de atrair investimentos privados, incluindo renúncias tributárias e subsídios; linhas de crédito com taxas diferenciadas; transferência de tecnologia, além de obras e compras públicas que incentivem o conteúdo local, entre outros pontos. O economista aponta que ainda não foram definidos a taxa de juros, o prazo de pagamentos e outras condições dos financiamentos que serão disponibilizados.
Fernando Gomes acrescenta ainda que o plano vai se estender por grandes cadeias produtivas, a começar pela agroindústria sustentável, além da saúde; infraestrutura, saneamento urbano, moradia e mobilidade; transformação digital e modernização da indústria; bioeconomia; e defesa nacional.
Comentário – Fernando Gomes
Apresentação – Marcio Achilles Sardi