Rádio Câmara

Salão Verde

Consciência socioambiental no carnaval

Consciência socioambiental no carnaval

12/02/2024 - 12h00

  • Consciência socioambiental no carnaval

Salão Verde continua mergulhado no carnaval. Depois de dicas para uma diversão ecologicamente correta, chegou a vez de mostrar o universo carnavalesco a serviço da conscientização socioambiental. Desde as velhas guardas até os enredos de escola de samba, vamos viajar por abordagens contemplativas da natureza que se transformaram em gradativos alertas sobre os impactos negativos de algumas ações humanas sobre os bens naturais. O caos climático e a sucessão de eventos extremos de enchentes, secas e vendavais reforçaram em alguns sambistas o desejo de usar a arte como instrumento de conscientização. Chico Mendes, Bruno Pereira e Dom Phillips, assassinados em plena defesa de causas socioambientais, são algumas das figuras emblemáticas homenageadas no carnaval. E com muita irreverência e samba no pé, garis responsáveis pela limpeza de sambódromos e áreas de blocos carnavalescos também se transformam em agentes de consciência ecológica. Foto: Enredo de solidariedade e alerta sobre os Yanomami (GRES Salgueiro 2024)

Pontos de vista nesta edição: variados compositores de escolas de samba; Flávio Lopes, presidente da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb); e Renato Sorriso, gari ícone de irreverência e conscientização no carnaval carioca.

Produção – Lucélia Cristina
Edição e apresentação – José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.