Rádio Câmara

Salão Verde

Carnaval ecologicamente correto

Carnaval ecologicamente correto

05/02/2024 - 12h00

  • Carnaval ecologicamente correto

O carnaval está chegando com muita animação nos sambódromos e nos blocos de rua. Mas também com toneladas e mais toneladas de lixo descartadas irregularmente, com sérios impactos no meio ambiente e na saúde humana. Salão Verde ouve gestores de limpeza urbana e especialistas em sustentabilidade ambiental em busca de um carnaval ecologicamente correto. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem algumas metas para 2024: reduzir as 1.054 toneladas de lixo produzidas no ano passado e, ao mesmo tempo, superar a coleta de 10 toneladas de latinhas de alumínio que permitiu ao sambódromo da Marquês de Sapucaí entrar para o Guinness Book como “maior evento de reciclagem do mundo”. Também conheça dicas de glitter, purpurina, serpentina e confete ecológicos, feitos a partir de produtos naturais e biodegradáveis. Em tempos de mudanças climáticas e ondas de calor extremo, especialistas reforçam a atenção do “folião consciente” quanto a hidratação, proteção solar e alimentação leve e equilibrada ao longo da maratona carnavalesca. Foto: Bloco carnavalesco Galo da Madrugada, Recife (Site do bloco)

Pontos de vista nessa edição: Flávio Lopes, presidente da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb); Leiliane Marques, engenheira ambiental e assessora especial do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU); e Felipe Seffrin, coordenador de comunicação do Instituto Akatu.

Produção – Lucélia Cristina
Participação – Karla Alessandra
Edição e apresentação – José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.