Rádio Câmara

Reportagem Especial

Retrospectiva 2023 - Capítulo 5

26/12/2023 - 00h00

  • Retrospectiva 2023 - Capítulo 5

Capítulo 1

A retrospectiva 2023 começa com o acontecimento que marcou a história da democracia no Brasil no dia 08 de janeiro, quando a Esplanada dos Ministérios foi tomada pela violência e os prédios dos Três Poderes da República foram vandalizados. Os acontecimentos motivaram a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para apurar responsabilidades, tema desse capítulo.

Capítulo 2

Audiências com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; debates sobre propostas que tratam das eleições, de temas tributários e sobre crimes cibernéticos foram alguns dos temas que mobilizaram a Comissão de Constituição e Justiça em 2023.

Capítulo 3

O combate à violência contra as mulheres foi um dos destaques no Plenário em 2023. Os parlamentares aprovaram projetos também para garantir os direitos delas no mercado de trabalho e no atendimento médico.

Capítulo 4

O ano de 2023 foi marcado por votações que renderam muito debate e polêmica no Plenário da Câmara. Uma delas foi a aprovação do marco temporal para demarcação de terras indígenas. Essa proposta termina o ano já em vigor. Nesse capítulo, saiba outros projetos que viraram lei ou que foram aprovados na Câmara e continuam em análise no Senado e que dizem respeito a mudanças importantes na sua vida.

Capítulo 5

A votação das pautas econômicas é o destaque do quinto e último capítulo da Retrospectiva 2023. Entre os destaques estão a Reforma Tributária, o novo regime fiscal e o programa Desenrola, criado para facilitar a quitação de dívidas por parte da população, além da votação do Orçamento para 2024. Acompanhe, neste capítulo, as propostas que mexem com o bolso, o emprego e outros aspectos do dia-a-dia da população.

Entrevistas nesse capítulo: a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) e os deputados Arthur Lira (PP-AL), Alencar Santana (PT-SP), Baleia Rossi (MDB-SP) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB).

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h