Rádio Câmara

Kalimba

TITO PARIS, 40 ANOS

TITO PARIS, 40 ANOS

17/12/2023 - 14h00

  • TITO PARIS 40 ANOS - Programa Completo

  • TITO PARIS 40 ANOS - bloco 1

  • TITO PARIS 40 ANOS - bloco 2

  • TITO PARIS 40 ANOS - bloco 3

Nesta edição, Kalimba homenageia um artista lusófono que completa 40 anos de carreira. Estamos falando de Tito Paris, uma das grandes vozes de Cabo Verde.

Tito Paris nasceu a 30 de maio de 1963, no Mindelo, na ilha de S. Vicente, no arquipélago de Cabo Verde, em uma família de músicos. Conterrâneo, portanto, da grande Cesária Évora.

Aos 19 anos o jovem Tito vai para Lisboa, a convite do cantor Bana, para fazer parte do grupo Voz de Cabo Verde, atuando como baixista e baterista. Integra depois a banda de Dany Silva, agora na guitarra.

Lançou seu primeiro álbum, totalmente instrumental, em 1986. Só então começou a investir na sua voz. Em 1994 saiu o álbum Dança Ma Mi Criola, que teve projeção internacional.

Tito Paris é um dos artistas lusófonos mais populares em Portugal.  Em 2012 lotou o Coliseu dos Recreios comemorando 30 anos de carreira, e agora aos 40 anos está repetindo a dose.  Foi também condecorado pelo ministério da cultura de Cabo Verde e pelo Presidente de Portugal com a Comenda da Ordem do Mérito.


Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES