Rádio Câmara

Trilha das Artes

O teatro da travessia de Paulo Emílio Azevedo e a peça "Vírgula"

O teatro da travessia de Paulo Emílio Azevedo e a peça "Vírgula"

09/12/2023 - 19h00

  • Paulo Emílio Azevedo e a peça "Vírgula" (Ouça a íntegra)

  • Paulo Emílio Azevedo e a peça "Vírgula" (Bloco único)

Diretor teatral, dramaturgo, escritor, pesquisador das artes cênicas com afluência na Sociologia, Antropologia e Educação, Paulo Emílio Azevedo vem produzindo espetáculos singulares, com metodologia própria apoiada em dinâmicas físicas e vocais, e se dedicando, ao mesmo tempo, à formação de intérpretes, performers e atores. No programa, ele fala sobre a peça Vírgula (Ato n. 1), que segue em turnê nacional. Interpretada pela Cia. Gente, a peça leva para a cena "o corpo político que dança". Na trilha, sucessos de Chico Buarque e Edu Lobo (Beatriz, por Hamilton de Holanda); Radiohead (Fake plastic trees); Zé Ramalho (Chão de giz) e U2 (Pride - in name of love).

MAIS SOBRE O ARTISTA

Paulo Emílio Azevedo é professor, pós doutor em Políticas Sociais e doutor em Ciências Sociais com especialização em Antropologia do Corpo e Cartografia da Palavra. Criador no campo das artes cênicas, dramaturgo, escritor e consultor na área de Educação e Cultura, cuja pesquisa tem por objetivo refletir sobre outras formas de comunicação aos diversos protagonismos e redes de sociabilidade na sociedade contemporânea.

Seu trabalho aparece bem ilustrado pelo processo criativo, conceitual e de gestão, onde tal experiência destaca a capacidade de unir teoria e prática como lugares de conversação, cabendo sublinhar as ações que se desdobram no espaço urbano, na capacitação de estudantes e educadores, na formação de intérpretes, performers, atores e nos trabalhos realizados diretamente com o público juvenil.

Fundador da Cia Gente (2012), com vários prêmios recebidos. Mentor da Fundação PAZ, plataforma virtual responsável por preservar, difundir e registrar sua propriedade intelectual. Tem vinte e um livros publicados.


Produção, Reportagem e Apresentação | André Amahro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h

MAIS CONTEÚDO SOBRE