Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dr. Zacharias Calil enfatiza importância do diagnóstico precoce da tuberculose

05/12/2023 -

  • Entrevista - Dep. Dr. Zacharias Calil (União-GO)

Uma comissão da Câmara vai debater, nesta terça, ações de combate à tuberculose. O deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), que é médico, lembra que o Brasil é o país com o maior número de casos notificados da doença. Ele relata a queda na cobertura vacinal da BCG, aplicada em crianças, uma das formas de prevenção. O parlamentar aponta grupos especialmente vulneráveis, como pacientes imunodeprimidos, pessoas com o HIV, a população indígena e quem está em confinamento, como nos presídios.

Para o Doutor Zacharias Calil, o diagnóstico precoce é essencial e a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) permite que se façam as consultas e os exames que vão detectar a tuberculose. Um problema apontado por ele é que, muitas vezes, os pacientes abandonam o tratamento, que dura, em média, seis meses. Por isso, o parlamentar destaca o papel dos agentes comunitários no acompanhamento das pessoas que têm tuberculose, para garantir a continuidade desse tratamento.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo