Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Alfredo Gaspar aponta responsabilidade de mineradora e do Poder Público por emergência ambiental em Maceió

04/12/2023 -

  • Entrevista - Dep. Alfredo Gaspar (União-AL)

A capital de Alagoas, Maceió, está em estado de alerta por conta do risco de colapso de uma mina de sal-gema que já está provocando o afundamento do solo e fez com que cinco bairros tivessem que ser esvaziados. Uma comissão externa da Câmara avalia o problema desde o primeiro semestre do ano.

O coordenador do grupo, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), classifica o episódio como um crime ambiental e afirmou que a população da cidade não imaginou que havia tantos poços perfurados, além do risco de desabamento. Ele acrescentou que foi aprovada recentemente uma legislação que responsabiliza as empresas que cometerem crimes ambientais, mas também apontou omissões do Poder Público em relação ao problema que agora se agravou, fazendo com que 50 mil pessoas tivessem que ser retiradas de casa. Entre essas omissões, ele citou a concessão de licenças sem estudo prévio e a falta de acompanhamento do caso por parte do governo federal.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo