Rádio Câmara

Salão Verde

Emergências climáticas e de saúde

Emergências climáticas e de saúde

04/12/2023 - 12h00

  • Emergências climáticas e de saúde

Em plena Conferência do Clima (COP-28), nos Emirados Árabes, o Brasil e o mundo vivenciam eventos atmosféricos extremos que vão muito além do atual fenômeno El Niño e escancaram o despreparo geral diante do aquecimento global. Nessa edição de Salão Verde, médicos alertam: nossos corpos não estão preparados para repetidas exposições a ondas de calor, que já assustaram o país mesmo antes da chegada do verão, quando poderão se agravar. Sem falar dos reflexos sobre zoonoses e doenças respiratórias e infecciosas. “A mudança climática é a maior ameaça global à saúde”, lembra uma médica do SUS, acostumada ao socorro em grandes “tragédias anunciadas”. Conheça os principais grupos e fatores de risco em um país marcado por desigualdades sociais, como o nosso. Pesquisadores da Fiocruz, parlamentares e gestores do governo federal apontam possíveis soluções, a começar pela retomada do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima. O tema foi debatido na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. Ilustração: Freepik

Pontos de vista nesta edição: Agnes Soares da Silva, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde; Inamara Melo, coordenadora geral de adaptação à mudança do clima do Ministério do Meio Ambiente; Guilherme Franco Netto, pesquisador da Fiocruz e coordenador do grupo de trabalho de saúde e ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO); Mayara Floss, médica do SUS e integrante da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Christovam Barcellos, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde da Fiocruz; e deputadas Ana Pimentel (PT-MG) e Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.