Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputada Any Ortiz defende política permanente de desoneração da folha de pagamento

27/11/2023 -

  • Entrevista - Dep. Any Ortiz (Cidadania-RS)

O presidente Lula vetou o projeto que prorrogava a desoneração da folha de pagamento para empresas de 17 setores da economia. A deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), relatora da proposta, ressalta a mobilização de parlamentares para derrubar o veto que segundo ela, feito no final do ano, prejudica a previsibilidade das empresas.

Ela acrescenta que o fim dessa política afeta não só esses setores, mas toda a economia, e pode significar um milhão de pessoas desempregadas, com aumento de gastos com seguro-desemprego e programas sociais. A parlamentar também cita a influência negativa na competitividade das empresas no Brasil e no exterior. Any Ortiz aponta que a justificativa do governo para o veto, o desequilíbrio fiscal, é questionável e que a arrecadação de impostos pode ser melhorada com medidas de austeridade.

Sobre a sinalização de que o governo apresentaria uma alternativa após a realização da Conferência do Clima (Cop 28), a deputada diz que houve tempo para a apresentação dessa via e que agora não há mais espaço. A parlamentar defende que a desoneração da folha se torne permanente, com a inclusão de outros setores da economia.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo