Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Parlamentar pede mais recursos para diminuir fila de cirurgias eletivas

22/11/2023 -

  • Entrevista - Dep. Emidinho Madeira (PL-MG)

Audiência pública da Comissão de Saúde vai discutir como diminuir as filas de espera para as cirurgias eletivas. Elas foram represadas durante a pandemia do coronavírus e a fila chegou a 1 milhão de pessoas em junho. O deputado Emidinho Madeira (PL-MG) elogia a iniciativa do governo federal de investir R$ 600 milhões para diminuir a espera em 45% em 2023, mas acha que os recursos são insuficientes para o país todo.

Ele relata ações no sul de Minas, região em que atua, para acelerar as cirurgias e sugere que o modelo seja adotado na esfera federal, um programa que poderia se chamar Opera Brasil. O parlamentar aponta dificuldade na gestão dos municípios e denuncia que prestadores de serviços credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) usam o credenciamento para realizarem cirurgias particulares. Emidinho Madeira acrescenta que os pequenos hospitais fazem a diferença nessa tentativa de zerar a fila das cirurgias eletivas.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE