Rádio Câmara

Salão Verde

Seridó (RN): sertanejos empoderados no geoparque

Seridó (RN): sertanejos empoderados no geoparque

27/11/2023 - 12h00

  • Seridó (RN): sertanejos empoderados no geoparque

Salão Verde encerra a visita ao Geoparque Seridó trazendo as vozes dos sertanejos sobre a revolução de oportunidades em curso na Caatinga do Rio Grande do Norte. Com a autoestima elevada, jovens predestinados ao êxodo rural já enxergam opções de desenvolvimento ali mesmo, pertinho de casa; comunidades tradicionais veem a valorização de seus produtos artesanais e gastronômicos; o turismo cresce e alavanca vários outros serviços de bares, restaurantes e hotelaria; o sertanejo empoderado dinamiza o território de desenvolvimento sustentável no entorno de patrimônios geológicos de relevância mundial. E assim vai girando a roda do Geoparque Seridó, oficialmente reconhecido pela Unesco em 2022. Reverências musicais aos geossítios compostas pelo potiguar Leão Neto ilustram o programa. Foto: alunos de escola rural de Currais Novos-RN reprojetam o futuro durante visita ao Geoparque Seridó (José Carlos Oliveira)

Pontos de vista nesta edição: Dilson Gonçalves, turismólogo no Seridó; Djanira de Assis, professora de geografia em Currais Novos-RN; Jordana Rocha, Johanne Stephany e Jhonnys Medeiros, alunos de escola rural em Currais Novos-RN; Girlene Amaro, secretário de turismo de Acari-RN; José Evangelista, artesão e guia turístico em Carnaúba dos Dantas-RN; Maria de Fátima, presidente da Associação das Mulheres Produtoras Rurais da Comunidade Quandu; e Marcos Nascimento, coordenador científico do Geoparque Seridó.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.