Rádio Câmara

Minuto da Economia

Procon de São Paulo faz pesquisa sobre atendimento por inteligência artificial

08/11/2023 - 00h00

  • Procon de São Paulo faz pesquisa sobre atendimento por inteligência artificial

O Procon de São Paulo fez uma pesquisa com consumidores que acessaram a sua página sobre o atendimento por inteligência artificial.

66% dos consumidores entrevistados não encontraram o que procuravam somente com a orientação automatizada ou não tiveram o problema resolvido. A maioria havia entrado em contato para reclamar de um produto ou serviço.

Mais de 90% dos entrevistados tiveram que recorrer a um atendimento humano após a interação automatizada, sendo que 60% disseram que o recurso ocorreu em todas as tentativas.

Mais de 60% dos consumidores afirmaram que se sentem desconfortáveis e insatisfeitos ao serem atendidos por uma ferramenta automatizada. E quase um terço diz que não soube identificar rapidamente que estava interagindo com um robô.

Apresentação – Silvia Mugnatto

Em um minuto, dicas sobre direitos do consumidor, pagamento de impostos e investimentos.

Diariamente, ao longo da programação