Rádio Câmara

Feijoada Completa

Saúde mental dos atletas; Brasil com mais idosos; ocupação humana nas Américas

27/10/2023 - 14h00

  • Saúde mental dos atletas; Brasil com mais idosos; ocupação humana nas Américas - bloco único

  • Saúde mental dos atletas é debatida na Comissão do Esporte – bloco 1

  • Vida Longa: Censo revela Brasil com mais idosos - bloco 2

  • Livro fala da ocupação humana nas Américas - bloco 3

Bloco 1 – Nesta semana, o programa Feijoada Completa fala sobre  a Saúde mental dos atletas de alto rendimento. A Comissão do Esporte da Câmara realizou audiência pública com parlamentares e especialistas sobre o tema.

Em 2021, durante as Olimpíadas de Tóquio, a ginasta dos Estados Unidos Simone Biles anunciou que não competiria todas as provas por estar emocionalmente doente. Em 2022, o surfista brasileiro Gabriel Medina fez uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental. Casos como esses, de atletas mundialmente conhecidos, despertaram a sociedade para o tema e por consequência o Parlamento.

Para falar sobre o assunto, nossos convidados são o deputado Luiz Lima (PL-RJ), presidente da Comissão  de Esporte, e o Dr. João Ricardo Lebert Cozac, psicólogo e presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte.

Bloco 2 – No quadro Vida Longa , Claudio Ferreira  traz informações sobre os dados do IBGE, do Censo 2022, apontando que a população de 65 anos ou mais aumentou 6,46% desde o levantamento anterior, de 2010.

Bloco 3 – No quadro Caldo Cultural o destaque é o livro “Admirável Novo Mundo: uma história da ocupação humana nas Américas”, do jornalista e professor Bernardo Esteves.

E, no quadro Conversa de Elevador, o jornalista Humberto Martins e a psicóloga Marta Vieira batem um papo sobre a alegria. Muitas vezes só percebemos o quanto estamos alegres por conta das tristezas que já passamos.

Críticas, sugestões e comentários são bem-vindos!

Nosso e-mail: radio@camara.leg.br

Nosso WhatsApp: (61) 99978-9080

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker

Apresentação - Edson Júnior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, ao vivo, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h00