Rádio Câmara

Kalimba

O Brasil no Trace Festival 2023

O Brasil no Trace Festival 2023

05/11/2023 - 14h00

  • Brasil no Trace Awards 2023 - BLOCO UNICO

  • Brasil no Trace Awards 2023 - BLOCO 1

  • Brasil no Trace Awards 2023 - BLOCO 2

Nesta edição Kalimba volta a cobrir o mais novo festival de música negra da África.  Trata-se do Trace Awards and Festival, um festival aberto para a música Afro do mundo inteiro.

A entrega dos prêmios foi recentemente, no dia 22 de outubro de 2023.  Uma das novidades foi, entre as 22 categorias comuns a esse tipo de festival (melhor canção, melhor álbum, melhor cantor e cantora, revelação do ano, melhor dj, etc) a inclusão de categorias de artistas identificados com a música da África de várias regiões do mundo.

Uma dessas categorias é do Brasil.  Tivemos cinco nomeados nessa categoria do Trace Awards: Ludmilla, o mineiro Djonga, Iza, Luedji Luna e Léo Santana.  Quem arrematou essa estatueta foi Ludmilla, que ouviremos com a canção Meu desapego (ao vivo).

Conheceremos também concorrentes de outras categorias muito ligadas à África:  o Caribe, com artistas do Haiti, Jamaica, Martinica e Guiana Francesa.  E também os vencedores de categorias de países da diáspora africana na Europa.

 


Kalimba completa seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES