Rádio Câmara

Trilha das Artes

O voo contemporâneo de Lourenço de Bem na exposição "Queda Livre"

O voo contemporâneo de Lourenço de Bem na exposição "Queda Livre"

28/10/2023 - 19h00

  • O voo contemporâneo de Lourenço de Bem (Ouça a íntegra)

  • O voo contemporâneo de Lourenço de Bem (Bloco único)

Gaúcho radicado em Brasília, o artista visual Lourenço de Bem, conhecido por suas obras em papel marchê, volta a expor individualmente seus trabalhos.  Ele acaba de inaugurar a mostra Queda livre, em que exibe 300 esculturas antropomorfas e modulares, de tamanhos, posturas e arranjos variados, que evocam angústia e coletividade. No programa, Lourenço conta que incorporou elementos da construção civil na massa de papel e fala do conceito que o norteou nesse novo trabalho. A conversa é embalada por sucessos de Maria Bethânia (Loucura, de Lupicínio Rodrigues); Caetano (Araçá azul); Gilberto Gil (Refazenda) e Gal Costa (Vapor barato, de Jards Macalé).

MAIS SOBRE O ARTISTA

Lourenço de Bem nasceu em Porto Alegre-RS em 1956. Filho de pais artistas plásticos e educadores (Glênio Bianchetti e Ailema de Bem Bianchetti). Desde cedo teve acesso ao ateliê do pai e de tudo o que acontecia no mundo da criação como desenho, pintura, gravura e escultura. Conviveu e desfrutou do que acontece num ateliê e sempre teve ao alcance das mãos papel, lápis e tinta para brincar. Em família, acompanhava as exposições do pai e dos amigos do pai como Carlos Scliar, Glauco Rodrigues e outros pintores gaúchos.

Em 1962, mudou-se para Brasília. Em 1986 é contratado como professor de pintura do Cresça, onde lecionou por dois anos. Três anos depois inaugurou o seu próprio ateliê, trabalhando como pintor e escultor. Um ano mais tarde, voltou a dar aulas de pintura e criatividade e formou grupos de pintura como o Grupo Todos de Bem, Terra Tinteira e outros que expõem no Brasil e no exterior. Em seu ateliê, Lourenço de Bem reúne artistas de Brasília para debates, projetos e exposições, onde exerce importante papel cultural, influenciando e formando novos talentos. 


Produção, Reportagem e Apresentação | André Amahro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h

MAIS CONTEÚDO SOBRE