Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Rejane Dias: Comissão da Mulher debate questões relacionadas ao combate ao câncer de mama

16/10/2020 - 09h40

Entidades da sociedade civil e instâncias da Câmara, como a Secretaria da Mulher, cobram a efetivação da Lei dos 30 Dias, que assegura a pacientes do Sistema Único de Saúde com suspeita de câncer o direito à realização de exames no prazo máximo de 30 dias e o início do tratamento em máximo 60 dias a partir do diagnóstico. A deputada Rejane Dias (PT-PI) observa que o diagnóstico precoce permite antecipar o início dos tratamentos, o que pode aumentar as chances de cura em até 50%.

A parlamentar alerta que o coronavírus impôs várias restrições à busca de diagnóstico pelas mulheres, e os dados revelam que as consultas diminuíram em mais de 70%, o que representa quase um milhão de procedimentos. Mesmo a política de diagnósticos móveis, implantada em vários estados através de caminhões equipados com mamógrafos, teve que ser interrompida devido à pandemia, amplificando os problemas de acesso de mulheres que moram em municípios sem infraestrutura de saúde ou em comunidades isoladas.

Por iniciativa da Secretaria da Mulher, com apoio da primeira secretaria da Câmara e da Comissão da Mulher, realiza debate sobre questões relacionadas ao combate ao câncer de mama, inclusive sobre a participação de instituições da sociedade civil no acompanhamento dos pacientes. Para Rejane Dias, as entidades prestam um importante papel de apoio e suporte psicológico às mulheres e também homens acometidos pelo câncer de mama.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo