Rádio Câmara

Painel Eletrônico

João Daniel vê tentativa de criminalização da luta pelo direito à terra

18/04/2024 -

  • Entrevista - Dep. João Daniel (PT-SE)

O plenário da Câmara aprovou a urgência de um projeto que pune quem ocupa ou invade propriedades rurais. O deputado João Daniel (PT-SE) opina que a proposta é parte de uma tentativa de criminalização da luta pelo Reforma Agrária.  Ele lembrou que o dia 17/04 é o dia de luta pelo direito à terra e aponta que a proposta que estabelece as punições para as ocupações não vai prosseguir na Câmara. João Daniel faz um histórico, ressaltando que nunca houve distribuição de terras no país e que a propriedade é só para quem tem recursos financeiros.

O parlamentar ressaltou o direito à terra que está expresso na Constituição e salientou que o movimento pela Reforma Agrária é pacífico, reclamando também que a mídia enfatiza episódios pontuais de confronto, e não as ações positivas do movimento de luta pela terra, o que contribui para a visão da maior parte da população sobre o tema. Daniel também disse que o grande agronegócio exportador não é contra a Reforma Agrária.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo