Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Consultor compara regulação da Inteligência Artificial em vários países

15/04/2024 -

  • Entrevista - Claudio Nazareno

Um estudo da Consultoria Legislativa da Câmara compara a regulação da Inteligência Artificial em vários países. Para o autor do trabalho, o consultor Claudio Nazareno, o caminho da regulação – mais de acordo com o mercado ou com mais proteção – depende do histórico de cada país. Ele salienta que as legislações que estão sendo construídas seguem recomendações da Unesco, órgão das Nações Unidas, sobre o combate à discriminação e questões éticas.

Nazareno lembra que a Inteligência Artificial já está presente em atividades cotidianas, como a telefonia celular e o uso do cartão de crédito. Ao mesmo tempo, ela é concentradora de riqueza, porque quem detém a tecnologia são os grandes conglomerados globais. O consultor afirma que ainda há interpretações diversas sobre o impacto da IA no mercado de trabalho. Na regulação que está sendo planejada para o Brasil, dois pontos ainda em aberto são sobre a criação ou não de um órgão regulador e sobre a responsabilização civil por danos cometidos pelo uso da Inteligência Artificial.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo