Rádio Câmara

Kalimba

Sona Jobarteh - a virtuose de Gâmbia

Sona Jobarteh - a virtuose de Gâmbia

28/04/2024 - 14h00

  • SONA JOBARTEH - A virtuose de Gâmbia - PROGRAMA COMPLETO

  • SONA JOBARTEH - A virtuose de Gâmbia - BLOCO 1

  • SONA JOBARTEH - A virtuose de Gâmbia - BLOCO 2

  • SONA JOBARTEH - A virtuose de Gâmbia - BLOCO 3

  • SONA JOBARTEH - A virtuose de Gâmbia - BLOCO 4

Nesta edição vamos conhecer a arte e o virtuosismo de Sona Jobarteh, uma mestra da harpa Kora.  Ela mora em Gâmbia, país encravado no Senegal, com quem partilha uma herança cultural comum: a cultura Mandinga, dos griôs, os menestréis músicos e contadores de histórias dos países ao sul do Saara Ocidental.

Sona Jobarteh nasceu em 1984 em Londres, de mãe inglesa e pai pertencente a uma família de Griôs de Gâmbia. Já com 4 aninhos de idade queria tocar a Kora, com suas 21 cordas.  E seu irmão mais velho ensinou.

Na adolescência ela frequentou escolas de música clássica londrinas, mas a sua grande paixão sempre foi a música tradicional de Gâmbia, terra de seu pai, com seu instrumento, a Kora.

Depois da formação musical em Londres, Sona Jobarteh passou a residir em Gâmbia.  Com seu pai Sandjally Jobarteh  abriu uma escola, a Academia de Gâmbia, onde se ensinam aos jovens música e a tradição cultural do país.

Além da Kora, Sona Jobarteh toca também violão, guitarra elétrica, flauta e percussão. Vamos conhecer algumas faixas de seu primeiro álbum, Fasiya, lançado em 2011. Na língua mandinga, Fasiya quer dizer herança, e todas as músicas do álbum têm como título palavras que remetem a relações familiares.


Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.