Kalimba
LENNA BAHULE: Música da África feita no Brasil

21/08/2022 - 14h00
-
Lenna Bahule - BLOCO ÚNICO
-
Lenna Bahule - BLOCO 1
-
Lenna Bahule - BLOCO 2
-
Lenna Bahule - BLOCO 3
Existem no Brasil artistas africanos que moram por aqui e tocam sua carreira musical no exterior. A moçambicana Lenna Bahule encontrou seu espaço na cena cultural paulistana e, ao longo de sete anos, construiu uma relação muito interessante com os artistas e com o público local, sem abrir mão da sua africanidade.
Lenna Bahule cresceu ouvindo Djavan, Milton Nascimento, Ivan Lins, Nana Caimmy, e em 2012 resolveu realizar o desejo de estudar na conceituada escola de música Berklee, em Massachusets. Mas antes fez uma parada no Brasil, e acabou ficando mesmo em São Paulo.
Lá ela começou a mostrar seu talento como cantora, arte educadora e ativista cultural. Além da música, Lenna Bahule atuou sempre com uma agenda movimentada. Para ela, a música é um canal de partilha de espiritualidade e ancestralidade. Numa entrevista, ela declarou que foi no Brasil que ela se descobriu negra, e se inseriu na luta pela afirmação de negritude como forma de luta por igualdade racial.
Em 2020, Lenna Bahule voltou para Moçambique, e lá retomou sua carreira após a pandemia. Nessa nova fase, mesmo de longe, ela mantém uma importante interação com artistas que ela conheceu por aqui e continua reunindo Brasil e Moçambique em sua produção.
Texto e apresentaçâo: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães