Rádio Câmara

Salão Verde

Combustíveis e energias do futuro

Combustíveis e energias do futuro

01/04/2024 - 12h00

  • Combustíveis e energias do futuro

A Câmara dos Deputados aprovou propostas de “combustíveis do futuro” (PL 528/20) e de aceleração da transição energética (PL 327/21). Salão Verde mostra que o foco está em descarbonização, ou seja, na redução das emissões de gases poluentes de setores econômicos, como indústria, transporte, agropecuária, entre outros. A medida é fundamental para o desenvolvimento sustentável em tempos de aquecimento global. Está prevista a criação do Fundo Verde para financiar a expansão de biocombustíveis, hidrogênio de baixa emissão de carbono, energia com captura e armazenamento de carbono e valorização energética de resíduos sólidos. As energias renováveis, como solar e eólica, também serão beneficiadas. Porém, a inclusão do gás natural, de origem fóssil e poluente, foi uma das polêmicas dessa lista. Para virarem leis, as propostas aprovadas na Câmara ainda dependem de análise do Senado e concordância do presidente Lula. Os ministros da Fazenda e do Desenvolvimento elogiaram vários pontos das medidas.

Pontos de vista nesta edição: Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; Fernando Haddad, ministro da Fazenda (MF); Geraldo Alckmin, ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Felipe Machado, técnico do MDIC; Samantha Cunha, gerente de política industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e deputados Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Marussa Boldrin (MDB-GO), José Guimarães (PT-CE), Ricardo Salles (PL-SP), Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Gilson Marques (Novo-SC).

Reportagens – Antonio Vital, Silvia Mugnatto e Marcello Larcher
Edição e apresentação – José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.