Rádio Câmara

Salão Verde

Campanha “Pare o Tsunami de Plástico”

Campanha “Pare o Tsunami de Plástico”

15/04/2024 - 12h00

  • Campanha “Pare o Tsunami de Plástico”

Salão Verde mostra a campanha “Pare o Tsunami de Plástico”, que tem o apoio de organizações socioambientais, cientistas e parlamentares. O foco está na redução do volume excessivo de poluição plástica, que leva cerca de 400 anos para se decompor. São mais de 400 milhões de toneladas de plástico produzidas por ano no planeta, com baixa taxa de reciclagem (9% no mundo e 4% no Brasil). A maior parte vai parar nos lixões, nos rios e no mar, com sérios estragos na biodiversidade ecológica e na saúde humana. A campanha defende a aprovação, ainda neste ano, de projetos de lei em análise no Congresso e de tratado global costurado pela ONU para conter essa poluição. Ao longo do programa, cientistas escancaram os danos de plásticos e microplásticos no ecossistema marinho. Foto: “Tsunami” de plástico na praia de São Conrado, Rio de Janeiro (Ricardo Gomes/Instituto Mar Urbano)

Pontos de vista nesta edição: Lara Iwanick, gerente de campanhas da Oceana; Ítalo de Castro, biólogo, doutor em oceanografia e coordenador do Laboratório de Ecotoxidade e Contaminação Marinha da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Vítor Pinheiro, gerente de políticas do clima do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA); Paula Johns, diretora-executiva da ACT Promoção da Saúde; Rafael Arantes, coordenador de consumo sustentável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC); e deputados Erika Kokay (PT-DF) e Carlos Gomes (Republicanos-RS).

Produção – Lucélia Cristina
Edição e apresentação – José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.