Rádio Câmara

Reportagem Especial

Estatuto dos Povos Ciganos - Capítulo 1

15/04/2024 - 08h00

  • Estatuto dos Povos Ciganos - Capítulo 1

Capítulo 1

O racismo e a exclusão social são uma realidade comum aos brasileiros que têm origem cigana. Deputados analisam um conjunto de leis pra garantir de fato a esses povos os direitos previstos na Constituição. E reuniram representantes de diferentes etnias ciganas, da Justiça e do governo para discutir o texto do Estatuto dos Povos Ciganos.

Entrevistas nesse capítulo: Nestor Cigano, presidente do Centro Calon de Desenvolvimento Integral; José Godoy, procurador da República; Cícero Romão Batista, morador de Souza (PB); Ronaldo dos Santos, secretário nacional de Políticas para Quilombos, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial.

Capítulo 2

Em todo o mundo, o estilo de vida próprio dos ciganos e suas tradições foram sempre incompreendidos e rejeitados.  Envoltos em estereótipos que permanecem até hoje, eles são alvo de todo tipo de discriminação.

Capítulo 3

A discriminação de minorias pode acontecer também em regimes democráticos, como o que temos no Brasil. Nesses casos, o preconceito tem raízes estruturais e cria um sistema de exclusão difícil de ser superado. Os ciganos denunciaram para os deputados práticas de racismo de que são vítimas.

 

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h