CÂMARA DOS DEPUTADOS

CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES ESTRATÉGICOS
57ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária

PAUTA DE REUNIÃO
DIA 08/10/2025

LOCAL: Anexo II, Plenário 04
HORÁRIO: 17h

TEMA: "Planejamento e articulação para o desenvolvimento econômico e social"


    CÂMARA DOS DEPUTADOS
    CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES ESTRATÉGICOS

    57ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária
    Audiência Pública do CEDES

    REINDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA, TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E DESCARBONIZAÇÃO

    TEMA: PLANEJAMENTO E ARTICULAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL: O PAPEL DA REINDUSTRIALIZAÇÃO, DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E DA DESCARBONIZAÇÃO

    Local: Plenário 4 Data: 8/10/25 (quarta-feira) Horário: 17h00

    P A U T A DA REUNIÃO

    Na audiência pública "Planejamento e articulação para o desenvolvimento econômico e social: o papel da reindustrialização, da transição energética e da descarbonização", busca-se avaliação de autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo sobre o papel da reindustrialização, da transição energética e da descarbonização no planejamento e na articulação para o desenvolvimento nacional.

    Pretende-se, com essa relevante audiência pública, discutir o papel da reindustrialização brasileira, da transição energética e da descarbonização junto com o planejamento e a articulação para o desenvolvimento brasileiro. Torna-se importante entender a importância do planejamento e da articulação para o desenvolvimento em um cenário internacional desafiador para o desenvolvimento produtivo, especialmente industrial e tecnológico, e a relevância de alterações na legislação brasileira para alcançar o desenvolvimento econômico e social.

    1 Abertura dos trabalhos
    Deputado Márcio Jerry (presidente do CEDES)
    Deputado Félix Mendonça Jr (membro do CEDES e relator do estudo)
    Deputado Dr. Luiz Ovando (membro do CEDES e relator do estudo)

    2 Apresentação dos palestrantes
    - Fiona Tregenna, Professora da University of Johannesburg
    - Matías Vernengo, Professor da Bucknell University
    - Gabriel Ferraz Aidar, Superintendente da Área de Planejamento e Pesquisa Econômica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
    - Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, Professora do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB)
    - Marcos Arcuri, Especialista de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
    - Alex Santos Custódio, Presidente da Federação de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil

    3 Debate entre os deputados relatores do estudo, consultores legislativos e palestrantes sobre o tema da audiência
    - Aurélio Palos, Diretor da Consultoria e Secretário Executivo do CEDES, Câmara dos Deputados
    - Consultores legislativos: Aurélio Palos, Pedro Garrido, Henrique Leite, Wagner Tavares, Rafael Amorim, Márcio Valadares, Paula Santos e Claudio Nazareno

    4 Perguntas dos convidados aos palestrantes

    5 Encerramento dos trabalhos