|
CÂMARA DOS DEPUTADOS |
|
ATA DA 5ª REUNIÃO DE
TRABALHO DA SUBCOMISSÃO
PERMANENTE DA SAÚDE Às
nove horas e trinta e um minutos do dia quatro de julho de dois mil e
dezenove, reuniu-se a Subcomissão Permanente da Saúde, no Anexo II,
Plenário 16, da Câmara dos Deputados, com a presença dos(as) Senhores(as)
Deputados(as) Carmen Zanotto - Presidente; Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. -
Relator-Geral; Adriana Ventura, Célio Silveira, Eduardo Braide e Tereza
Nelma - Titulares; Dr. Zacharias Calil e Dra. Soraya Manato – Suplentes.
Compareceu também o Deputado Fred Costa, como não-membro. Deixaram de
comparecer os Deputados Dr. Frederico, Dr. Luiz Ovando, Enéias Reis,
Leandre, Milton Vieira e Olival Marques. ABERTURA: Havendo número
regimental, a senhora Presidente, Deputada Carmen Zanotto, declarou
abertos os trabalhos, em atendimento ao Requerimento de nº 148/2019, da
Deputada Carmen Zanotto, que “requer a realização de reunião com o senhor
Luiz Henrique Mandetta, Ministro de Estado de Saúde, e os secretários do
Ministério da saúde para debater sobre as propostas constantes das
prioridades da pasta em consonância com os eixos temáticos que definimos
dentro do plano de trabalho da Subcomissão Permanente da Saúde”. Antes de
iniciar os trabalhos, a Presidente esclareceu que a reunião seria
realizada em duas etapas: a primeira destinava-se a discutir com os
representantes do Ministério da Saúde sobre eixo temático da Assistência
de Média e Alta complexidade, tendo como relatores dessa temática na
Subcomissão a Deputada Tereza Nelma e o Deputado Dr. Zacacharias; e a
segunda etapa destinava-se a discutir com os representantes do Ministério
da Saúde sobre eixo temático da Atenção Básica, tendo como relatores dessa
temática a Deputada Dr. Soraya Manato e o Deputado Pompeo de Mattos. Ato
contínuo, dando início à primeira etapa da reunião, a Presidente convidou
para compor a Mesa a Deputada Tereza Nelma, relatora do eixo temático da
Assistência de Média e Alta complexidade da Subcomissão, o senhor Marcelo
de Oliveira, Diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática
do Ministério da Saúde, e a Senhora Neide Glória Garrido, do Departamento
de Regulação, Avaliação e Controle do Ministério da Saúde. Em sequência, a
Presidente passou a palavra na seguinte ordem aos palestrantes: ao senhor
Marcelo de Oliveira e à senhora Neide Glória Garrido para fazerem suas
exposições. Em seguida, fizeram uso da palavra, para apresentar suas
considerações e questionamentos aos expositores, as Deputadas Carmen
Zanotto, Tereza Nelma e o Deputado Dr. Zacharias Calil. A Deputada Tereza
Nelma e o Deputado Dr. Zacharias Calil entregaram aos convidados uma
relação com várias perguntas a serem respondidas oficialmente pelo
Ministério da Saúde e remetidas à Subcomissão Permanente de Saúde até o
dia dezenove de julho de dois mil e dezenove. Em seguida, fizeram uso da
palavra para responder as perguntas o senhor Marcelo Oliveira e a senhora
Neide Glória Garrido. Após considerações finais, a Presidente agradeceu a
participação dos convidados e encerrou a primeira etapa da reunião.
Durante essa primeira etapa assumiu os trabalhos da Presidência o Deputado
Dr. Zacharias Calil. Em continuação, a Presidente deu início à segunda
etapa da reunião e convidou para compor a Mesa dos trabalhos a Deputada
Dra.Soraya Manato, relatora da Subcomissão do eixo temático da Atenção
Básica; o senhor Erno Harzheim, Secretário de Atenção Primária à Saúde do
Ministério da Saúde; e a senhora Caroline Martins José dos Santos,
Diretora de Programa da Secretaria de Atenção Primária de Saúde da Família
do Ministério da Saúde. Por conseguinte, a Presidente passou a palavra
para fazer sua exposição ao senhor Erno Harzheim, Secretário de Atenção
Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Em seguida, fizeram uso da
palavra para fazerem suas considerações e questionamentos aos palestrantes
as Deputadas Carmen Zanotto, Dra. Soraya Manato e Adriana Ventura. Fizeram
uso da palavra para responder as perguntas o senhor Erno Harzheim e a
senhora Caroline Martins José dos Santos. Após considerações finais, a
Presidente agradeceu a participação dos convidados. Antes de encerrar a
reunião, a Presidente informou aos pares das próximas reuniões de trabalho
da Subcomissão, que contarão com a participação dos Secretários do
Ministério da Saúde: no dia oito de agosto de dois mil e dezenove, a
reunião irá tratar dos eixos temáticos da Gestão, Recursos e Planejamento
e do eixo da Assistência Farmacêutica; e no dia quinze de agosto de dois
mil e dezenove, a reunião será para tratar do eixo temático da Prevenção e
Promoção da Saúde. ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a
tratar, a Presidente encerrou os trabalhos às treze horas e quatorze
minutos. E, para constar, eu ______________________, Ariádna Edenice de
Mendonça Vasconcelos, lavrei a presente Ata, que por ter sido aprovada,
será assinada pela Presidente, Deputada Carmen Zanotto
______________________, e publicada no Diário da Câmara dos Deputados. O
inteiro teor foi gravado, passando o arquivo de áudio correspondente a
integrar o acervo documental desta reunião. |