CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
55ª Legislatura - 4ª Sessão Legislativa Ordinária

PAUTA DE REUNIÃO
DIA 05/12/2018

LOCAL: Anexo II, Plenário 10
HORÁRIO: 08h

Tema: Biênio da Matemática: avaliação dos resultados

Palestra em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Educação - REQ nº 434/2018, de autoria do Dep. Alex Canziani (PTB/PR)

Resumo:
A Palestra tem como objetivo realizar um balanço do sucesso do Biênio da Matemática. Em 2017 e 2018, o Biênio, de iniciativa do IMPA e da Sociedade Brasileira de Matemática, referendada pelo Congresso Nacional, movimentou a sociedade com a promoção da Matemática e da sua popularização. A Bienal da Matemática, o Festival da Matemática, a Olimpíada Internacional, a OBMEP e o Congresso Internacional dos Matemáticos de 2018 contribuiram para aproximar a disciplina da sociedade brasileira.

Convidados:
Marcelo Viana
Matemático e Diretor Geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Sua área de pesquisa são os sistemas dinâmicos, conhecidos como teoria do caos. Em 2016, foi distinguido com o prêmio LOUIS D. do Instituto da França e com as medalhas de mérito científico e educacional do Governo brasileiro.

Lucimar Donizete Gusmão
Doutora em Educação para a Ciência e para a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR, com Estágio de Doutorado Sanduíche no Laboratório de História da Ciência e da Filosofia - Arquivos Henri Poincaré, na Universidade de Lorraine, França; Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR/PR.