Imprimir

PL 1312/2025
Projeto de Lei
Situação:
Aguardando Apreciação pelo Senado Federal
Identificação da Proposição
Autor Apresentação
Poder Executivo 28/03/2025
Ementa
Autoriza a criação da Fundação CAIXA.
Indexação
Criação, Fundação da Caixa Econômica Federal (Fundação CAIXA), pessoa jurídica de direito privado, entidade sem fins lucrativos, entidade filantrópica, autonomia administrativa, autonomia financeira, sede, foro, Distrito Federal (Brasil), patrimônio, Caixa Econômica Federal (CEF), finalidade, promoção, apoio, incentivo, educação, cultura, saúde, assistência social, recreação, esporte, ciência e tecnologia, inovação, conservação, educação financeira, assistência, comunidade, parceria, administração municipal, diretrizes, desenvolvimento sustentável, inclusão social.
Informações de Tramitação
Forma de apreciação Regime de tramitação
Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário Urgência (Art. 155, RICD)
Despacho atual:
Data Despacho
02/06/2025 Às Comissões de
Administração e Serviço Público;
Finanças e Tributação (Mérito e Art. 54, RICD) e
Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD)
Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II
Regime de Tramitação: Prioridade (Art. 151, II, RICD)
Última Ação Legislativa
Data Ação
29/08/2025 Plenário (PLEN)
Designado Relator, Dep. Luis Tibé (AVANTE-MG).
03/09/2025 Comissão de Finanças e Tributação (CFT)
Recebimento pela CFT.
23/09/2025 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Apresentação do autógrafo.
23/09/2025 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Remessa ao Senado Federal por meio do Of. nº 208/2025/SGM-P.
Documentos Anexos e Referenciados
Avulsos Legislação Citada Mensagens, Ofícios e Requerimentos  (12)
Destaques (0) Histórico de Pareceres, Substitutivos e Votos (13) Relatório de conferência de assinaturas
Emendas (1) Recursos (0)
Histórico de despachos (1) Redação Final
Pareceres Aprovados ou Pendentes de Aprovação
Comissão Parecer
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) -
Comissão de Finanças e Tributação (CFT) -
Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) 18/08/2025 -
Parecer do Relator, Dep. Luis Tibé (AVANTE-MG), pela aprovação deste, com substitutivo.


Tramitação
Data Andamento
28/03/2025 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Apresentação do PL n. 1312/2025 (Projeto de Lei), pelo Poder Executivo, que "Autoriza a criação da Fundação CAIXA".
Apresentação da MSC n. 341/2025 (Mensagem), pelo Poder Executivo, que: "Submete à deliberação do Congresso Nacional o texto do projeto de lei que 'Autoriza a criação da Fundação CAIXA.'".
02/06/2025 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Às Comissões de
Administração e Serviço Público;
Finanças e Tributação (Mérito e Art. 54, RICD) e
Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD)
Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II
Regime de Tramitação: Prioridade (Art. 151, II, RICD)
02/06/2025 Comissão de Administração e Serviço Público (CASP)
Recebimento pelo(a) CASP.
02/06/2025 COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP)
Encaminhada à publicação. Publicação Inicial em avulso e no DCD de 03/06/2025 PÁG 269.
11/06/2025 Comissão de Administração e Serviço Público (CASP)
Designado Relator, Dep. Luis Tibé (AVANTE-MG).
12/06/2025 Comissão de Administração e Serviço Público (CASP)
Prazo para Emendas ao Projeto (5 sessões a partir de 13/06/2025)
26/06/2025 Comissão de Administração e Serviço Público (CASP)
Encerrado o prazo de 5 sessões para apresentação de emendas ao projeto (de 12/06/2025 a 26/06/2025). Não foram apresentadas emendas.
18/08/2025 Comissão de Administração e Serviço Público (CASP)
Apresentação do PRL n. 1 CASP (Parecer do Relator), pelo Deputado Luis Tibé (AVANTE/MG).
Parecer do Relator, Dep. Luis Tibé (AVANTE-MG), pela aprovação deste, com substitutivo.
20/08/2025 Comissão de Administração e Serviço Público (CASP)
Prazo para Emendas ao Substitutivo (5 sessões a partir de 21/08/2025)
26/08/2025 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Apresentação do REQ n. 3541/2025 (Requerimento de Urgência (Art. 155 do RICD)), pelos Deputado Doutor Luizinho (PP/RJ) e outros, que "Requer urgência para o Projeto de Lei nº 1.312/2025, que “Autoriza a criação da Fundação CAIXA”".
26/08/2025 Plenário (PLEN)
Aprovado o requerimento nº 3541/2025,do Sr. Doutor Luizinho, que solicita urgência (art. 155) para o PL 1312/2025.
Alteração do Regime de Tramitação desta proposição em virtude da Aprovação do REQ 3541/2025.
29/08/2025 Plenário (PLEN)
Designado Relator, Dep. Luis Tibé (AVANTE-MG).
02/09/2025 Comissão de Administração e Serviço Público (CASP)
Encerrado o prazo de 5 sessões para apresentação de emendas ao substitutivo (de 20/08/2025 a 02/09/2025). Não foram apresentadas emendas ao substitutivo.
03/09/2025 Comissão de Finanças e Tributação (CFT)
Recebimento pela CFT.
04/09/2025 Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)
Recebimento pela CCJC.
09/09/2025 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Apresentação do PRLP n. 1 PLEN (Parecer Preliminar de Plenário), pelo Deputado Luis Tibé (AVANTE/MG).
Apresentação do PRLP n. 2 PLEN (Parecer Preliminar de Plenário), pelo Deputado Luis Tibé (AVANTE/MG).
09/09/2025 Plenário (PLEN) - 13:55 Sessão Deliberativa Extraordinária Semipresencial (AM
Matéria não apreciada em face do encerramento da Sessão.
10/09/2025 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Apresentação do PRLP n. 3 PLEN (Parecer Preliminar de Plenário), pelo Deputado Luis Tibé (AVANTE/MG).
Apresentação do PRLP n. 4 PLEN (Parecer Preliminar de Plenário), pelo Deputado Luis Tibé (AVANTE/MG).
Apresentação do PRLE n. 1 PLEN (Parecer Preliminar às Emendas de Plenário), pelo Deputado Luis Tibé (AVANTE/MG).
10/09/2025 Plenário (PLEN) - 13:55 Sessão Deliberativa Extraordinária Semipresencial (AM
Discussão em turno único.
Parecer proferido em Plenário pelo Relator, Dep. Luis Tibé (AVANTE-MG) pela:
• Comissão de Administração e Serviço Público, que conclui pela aprovação do Projeto de Lei nº 1.312, de 2025, na forma do Substitutivo adotado.
• Comissão de Finanças e Tributação, que conclui pela não implicação financeira ou orçamentária da matéria em aumento ou diminuição da receita e da despesa pública, não cabendo pronunciamento quanto à adequação financeira ou orçamentária; e, no mérito, pela aprovação do Projeto de Lei nº 1.312, de 2025, na forma do Substitutivo adotado pelo relator da Comissão de Administração e Serviço Público.
• Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que conclui pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do Projeto de Lei nº 1.312, de 2025, e do Substitutivo adotado pelo relator da Comissão de Administração e Serviço Público.
Discutiram a Matéria: Dep. Erika Kokay (PT-DF), Dep. Kim Kataguiri (UNIÃO-SP), Dep. Pedro Uczai (PT-SC), Dep. Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Dep. Jorge Solla (PT-BA) e Dep. Rodrigo da Zaeli (PL-MT).
Encerrada a discussão.
O Projeto foi emendado. Foi apresentada a Emenda de Plenário nº 1.
Parecer à Emenda de Plenário proferido pelo Relator, Dep. Luis Tibé (AVANTE-MG) pela:
• Comissão de Administração e Serviço Público, que conclui pela rejeição da Emenda de Plenário apresentada, por ter sido acatada no relatório apresentado.  
• Comissão de Finanças e Tributação, que conclui pela não implicação financeira ou orçamentária da matéria em aumento ou diminuição da receita e da despesa pública, não cabendo pronunciamento quanto à adequação financeira ou orçamentária; e no mérito, pela rejeição da Emenda de Plenário apresentada, por ter sido acatada no relatório apresentado.  
• Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que conclui pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa.
Votação em turno único.
Encaminharam a Votação da Matéria: Dep. Jorge Solla (PT-BA), Dep. Kim Kataguiri (UNIÃO-SP), Dep. Lafayette de Andrada (REPUBLIC-MG) e Dep. Glauber Braga (PSOL-RJ).
Aprovado o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 1.312, de 2025, adotado pelo relator da Comissão de Administração e Serviço Público. Sim: 310; Não: 116; Total: 426.
Em consequência, fica prejudicada a proposição inicial.
Votação da Emenda ao Substitutivo, com parecer pela rejeição.
Rejeitada a Emenda ao Substitutivo.
Votação da Redação Final.
Aprovada a Redação Final assinada pelo relator, Dep. Luis Tibé (AVANTE/MG).
A Matéria vai ao Senado Federal (PL 1.312-A/2025).
10/09/2025 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Apresentação do PRLE n. 2 PLEN (Parecer Preliminar às Emendas de Plenário), pelo Deputado Luis Tibé (AVANTE/MG).
Apresentação da RDF n. 1 PLEN (Redação Final), pelo Deputado Luis Tibé (AVANTE/MG).
23/09/2025 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Apresentação do autógrafo.
Remessa ao Senado Federal por meio do Of. nº 208/2025/SGM-P.
Detalhamento dos Documentos Anexos e Referenciados
PL 1312/2025    Emendas apresentadas
PL 1312/2025    Histórico de Despachos
Data Despacho
02/06/2025 Às Comissões de
Administração e Serviço Público;
Finanças e Tributação (Mérito e Art. 54, RICD) e
Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD)
Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II
Regime de Tramitação: Prioridade (Art. 151, II, RICD)
PL 1312/2025    Pareceres apresentados
Comissão de Administração e Serviço Público (CASP)
Pareceres,
Substitutivos
e Votos
Tipo de proposição Data de apresentação Autor Descrição
PRL 1 CASP => PL 1312/2025 Parecer do Relator 18/08/2025 Luis Tibé Parecer do Relator, Dep. Luis Tibé (AVANTE-MG), pela aprovação deste, na forma do substitutivo.
SBT 1 CASP => PL 1312/2025 Substitutivo 18/08/2025 Luis Tibé SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 1.312, DE 2025
Autoriza a criação da Fundação CAIXA.
Plenário (PLEN)
Pareceres,
Substitutivos
e Votos
Tipo de proposição Data de apresentação Autor Descrição
PRLP 1 => PL 1312/2025 Parecer Preliminar de Plenário 09/09/2025 Luis Tibé Parecer do relator ao PL 1.312/2025, que autoriza a criação da Fundação CAIXA.
PRLP 2 => PL 1312/2025 Parecer Preliminar de Plenário 09/09/2025 Luis Tibé Parecer do Relator ao PL 1312/2025, que autoriza a criação da Fundação CAIXA.
RDF 1 => PL 1312/2025 Redação Final 10/09/2025 Luis Tibé Redação Final ao PL 1312/2025
PPP 1 => PL 1312/2025 Parecer Proferido em Plenário 10/09/2025 Luis Tibé Parecer proferido em Plenário pelo Relator, Dep. Luis Tibé (AVANTE-MG) pela:
• Comissão de Administração e Serviço Público, que conclui pela aprovação do Projeto de Lei nº 1.312, de 2025, na forma do Substitutivo adotado.
• Comissão de Finanças e Tributação, que conclui pela não implicação financeira ou orçamentária da matéria em aumento ou diminuição da receita e da despesa pública, não cabendo pronunciamento quanto à adequação financeira ou orçamentária; e, no mérito, pela aprovação do Projeto de Lei nº 1.312, de 2025, na forma do Substitutivo adotado pelo relator da Comissão de Administração e Serviço Público.
• Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que conclui pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do Projeto de Lei nº 1.312, de 2025, e do Substitutivo adotado pelo relator da Comissão de Administração e Serviço Público.
PEP 1 => PL 1312/2025 Parecer às Emendas de Plenário 10/09/2025 Luis Tibé Parecer à Emenda de Plenário proferido pelo Relator, Dep. Luis Tibé (AVANTE-MG) pela:
• Comissão de Administração e Serviço Público, que conclui pela rejeição da Emenda de Plenário apresentada, por ter sido acatada no relatório apresentado.  
• Comissão de Finanças e Tributação, que conclui pela não implicação financeira ou orçamentária da matéria em aumento ou diminuição da receita e da despesa pública, não cabendo pronunciamento quanto à adequação financeira ou orçamentária; e no mérito, pela rejeição da Emenda de Plenário apresentada, por ter sido acatada no relatório apresentado.  
• Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que conclui pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa.
PRLP 3 => PL 1312/2025 Parecer Preliminar de Plenário 10/09/2025 Luis Tibé Autoriza a criação da Fundação CAIXA.
PRLP 4 => PL 1312/2025 Parecer Preliminar de Plenário 10/09/2025 Luis Tibé Parecer do Relator ao Projeto de Lei 1.312, de 2025, que autoriza a criação da Fundação CAIXA.
PRLE 1 => PL 1312/2025 Parecer Preliminar às Emendas de Plenário 10/09/2025 Luis Tibé Autoriza a criação da Fundação CAIXA.
SBT 1 => PL 1312/2025 Substitutivo 10/09/2025 Luis Tibé
PRLE 2 => PL 1312/2025 Parecer Preliminar às Emendas de Plenário 10/09/2025 Luis Tibé Parecer às emendas de Plenário PL 1312/2025 - Autoriza a criação da Fundação CAIXA.
DVT 1 => PL 1312/2025 Declaração de Voto 15/09/2025 Paulo Pimenta Declaração de voto SIM ao PL nº 1312/2025, que autoriza a criação da Fundação CAIXA
PL 1312/2025    Mensagens, Ofícios e Requerimentos
Plenário (PLEN)
Número Tipo Data de apresentação Autor Ementa
MSC 341/2025 Mensagem 28/03/2025 Poder Executivo Submete à deliberação do Congresso Nacional o texto do projeto de lei que "Autoriza a criação da Fundação CAIXA.".
REQ 3541/2025 Requerimento de Urgência (Art. 155 do RICD) 26/08/2025 Doutor Luizinho Requer urgência para o Projeto de Lei nº 1.312/2025, que “Autoriza a criação da Fundação CAIXA”.
RPD 1 => PL 1312/2025 Requerimento de Retirada de Pauta 10/09/2025 Sóstenes Cavalcante Requerimento de Retirada de Matéria da Pauta - PL 1312/2025
RPD 2 => PL 1312/2025 Votação Nominal do Requerimento de Retirada de Matéria da Ordem do Dia 10/09/2025 Sóstenes Cavalcante Votação Nominal do Requerimento de Retirada de Pauta - PL 1312/2025-Requerimento de Retirada de Matéria da Pauta - PL 1312/2025
RPD 3 => PL 1312/2025 Requerimento de Adiamento da Discussão de Matéria Urgente 10/09/2025 Sóstenes Cavalcante Requerimento de Adiamento da Discussão Matéria Urgente - PL 1312/2025
RPD 4 => PL 1312/2025 Votação Nominal do Requerimento de Adiamento da Discussão (matéria urgente) 10/09/2025 Sóstenes Cavalcante Votação Nominal do Requerimento de Adiamento da Discussão Matéria Urgente - PL 1312/2025-Requerimento de Adiamento da Discussão Matéria Urgente - PL 1312/2025
RPD 5 => PL 1312/2025 Requerimento de Adiamento de Votação de Matéria Urgente 10/09/2025 Sóstenes Cavalcante Requerimento de Adiamento da Votação Matéria Urgente - PL 1312/2025
RPD 6 => PL 1312/2025 Votação Nominal do Requerimento de Adiamento da Votação (matéria urgente) 10/09/2025 Sóstenes Cavalcante Votação Nominal do Requerimento de Adiamento da Votação Matéria Urgente - PL 1312/2025-Requerimento de Adiamento da Votação Matéria Urgente - PL 1312/2025
RPD 7 => PL 1312/2025 Requerimento de Votação pelo Processo Nominal 10/09/2025 Sóstenes Cavalcante Requerimento de Votação Nominal - PL 1312/2025
RPD 8 => PL 1312/2025 Requerimento para Retirada de Tramitação de RPD e DTQs 10/09/2025 Sóstenes Cavalcante Requerimento Procedimental Genérico - PL 1312/2025
RPD 9 => PL 1312/2025 Requerimento para Retirada de Tramitação de RPD e DTQs 10/09/2025 Sóstenes Cavalcante Requerimento Procedimental Genérico - PL 1312/2025
RPD 10 => PL 1312/2025 Requerimento de Votação pelo Processo Nominal 10/09/2025 Marcel van Hattem Requerimento de Votação Nominal - PL 1312/2025