Comissão aprova projeto para qualificar profissionais que trabalham em salas de aula inclusivas
O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
19/09/2023 - 09:27

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que estabelece prazo de 10 anos para que professores e assistentes que atuam em turmas inclusivas ou prestam atendimento especializado recebam formação em educação especial.
A medida é voltada para profissionais da rede regular de ensino que trabalham com alunos com deficiência, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.
A capacitação será realizada ao longo dos próximos 10 anos, sendo que a cada ano deverão ser qualificados:
- em cursos de formação continuada, 10% dos professores e demais profissionais da educação que atuam em classes comuns inclusivas; e
- em cursos de especialização, 10% dos professores que fazem atendimento especializado.
O poder público também deverá estimular a criação de cursos de licenciatura específica em educação especial nos próximos 10 anos.
As novas regras são inseridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Compromisso
O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Socorro Neri (PP-AC), ao Projeto de Lei 3129/15, da ex-deputada Clarissa Garotinho (RJ). A principal mudança feita pela relatora foi estabelecer o prazo para qualificação dos profissionais.
Neri afirmou que a proposta atende a legislação educacional e compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.
“O comando para que as escolas tenham professores capacitados para atender à diversidade educacional está na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no Plano Nacional de Educação e na LDB”, disse a relatora.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Reportagem – Janary Júnior
Edição - Rodrigo Bittar