Política e Administração Pública

Acordo pode garantir cumprimento de metas da educação

16/05/2007 - 20:02  

Um acordo de cooperação técnica será firmado entre a Câmara dos Deputados, o Ministério da Educação e comissões de Educação das assembléias legislativas para garantir o alcance das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O acordo foi anunciado ontem, no encerramento de seminário realizado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara que reuniu presidentes de comissões de educação de 19 de assembléias legislativas.

O ministério dará assessoria técnica para auxiliar na formulação de planos estaduais de educação, em conformidade com as metas do PDE.

De acordo com o presidente da Comissão de Educação, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), a união entre os poderes irá melhorar o ensino no País. "A idéia que me anima é a de uma reunião dos parlamentares das assembléias, das câmaras municipais e do Congresso Nacional numa frente de apoio à melhoria da qualidade da educação", destacou.

Reunião com ministro
Após o seminário, integrantes do colegiado estiveram no gabinete do ministro da Educação, Fernando Haddad, que elogiou a iniciativa de reunir as assembléias legislativas. "É muito importante nos reunirmos com os parceiros que garantirão a rede; isso nos auxiliará a alcançar a educação pública de qualidade para todos os brasileiros", afirmou o ministro. Gastão Vieira disse que o seminário conseguiu mobilizar o Poder Legislativo em torno do PDE.

Haddad explicou que os mil municípios com o pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) não demandaram nenhum auxílio do MEC. "Isso acontece, muitas vezes, por falta de conhecimento dos gestores para usar os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). É esse problema que precisamos combater", disse o ministro.

Parceria
Gastão Vieira declarou que a comissão levará o PDE a todos os estados, explicando o plano e ouvindo as dúvidas e as sugestões dos prefeitos.

"As metas do PDE só serão alcançadas a longo prazo. Se conseguirmos atingi-las até 2022, ano do bicentenário da Independência, garanto que o País terá alcançado efetivamente sua independência", destacou o ministro.

Notícias anteriores:
Haddad diz que Plano da Educação precisará de mais R$ 8 bi

Da Redação/RT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.