Educação, cultura e esportes

Chinaglia: canonização de frei Galvão é um marco histórico

16/04/2007 - 14:28  

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, afirmou que a canonização de frei Galvão "transpõe o domínio religioso" e deve ser visto como "marco histórico", pois será a primeira vez que um brasileiro nato será declarado santo pela Igreja Católica. Para o presidente, o frei é um "admirável exemplo de generosidade humana e fortaleza moral".

As declarações foram feitas na abertura da sessão solene em homenagem a frei Galvão, que será canonizado no dia 11 de maio, durante visita do papa Bento 16 ao Brasil. Na sessão solene desta manhã, foi apresentado um vídeo institucional sobre a vida do religioso. "Homens assim é que fazem o mundo melhor e a vida mais bela, pela notável lição que nos deixam como legado maior", declarou Chinaglia, em referência ao frade.

O requerimento para a realização da sessão foi apresentado pelo deputado Marcelo Ortiz (PV-SP). O parlamentar paulista classificou frei Galvão como "homem da paz, da caridade e do exemplo da humildade" e comemorou a canonização. "Agora, no momento em que a nação brasileira está perplexa com o crescimento da violência, manifestada nas mais diversas formas de barbárie fomos brindados com a notícia dada pelo Vaticano, de que o Brasil terá o seu primeiro santo."

Também falaram na sessão solene os deputados Mauro Benevides (PMDB-CE), Luiz Couto (PT-PB), Vicentinho Alves (PR-TO), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Severiano Alves (PDT-BA), Moreira Mendes (PPS-RO) e Vicentinho (PT-SP), além do arcebispo de Aparecida (SP), dom Raimundo Damasceno Assis.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.