Relações exteriores

Promulgado decreto legislativo com acordo com os Emirados Árabes Unidos para cooperação aduaneira

Brasil já tem acordos parecidos com outros países, entre eles África do Sul, China, Estados Unidos, França e nações do Mercosul

18/05/2023 - 09:56  

Depositphotos
Prédio do Congresso Nacional
O Congresso precisa analisar todos os acordos assinados pelo Executivo com outros países

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou o Decreto Legislativo 30/23, com acordo entre Brasil e Emirados Árabes Unidos para cooperação e assistência mútua em assuntos aduaneiros. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21).

O decreto legislativo corresponde à anuência do Congresso ao acordo assinado pelo governo. Para entrar definitivamente em vigor, o acordo, aprovado pela Câmara dos Deputados em 2022 e pelo Senado neste mês (PDL 331/21), ainda precisa da ratificação presidencial, feita por meio de decreto.

Firmado em 2019, o acordo busca assegurar a correta aplicação das legislações aduaneiras das partes e garantir a segurança da cadeia logística internacional, bem como prevenir, detectar, investigar e combater infrações aduaneiras.

Já foram assinados e ratificados acordos de cooperação aduaneira do Brasil com África do Sul, China, Estados Unidos, França, Índia e Israel, além de tratados similares com o Mercosul e com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.