Meio ambiente e energia

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática Justa será lançada nesta terça

18/04/2023 - 08:59  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Instalação do Grupo Parlamentar Brasil-OTCAM e eleição da Comissão Executiva. Dep. Socorro Neri (PP - AC)
Socorro Neri propôs a criação da frente parlamentar

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática Justa será lançada nesta terça-feira (18), às 16h30, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Uma iniciativa da deputada Socorro Neri (PP-AC), a frente tem o objetivo de trabalhar pela transição para uma economia de baixo carbono com abordagem inclusiva, protegendo os mais vulneráveis, criando novas oportunidades e novos empregos da economia verde.

O termo "transição justa" foi discutido na última COP, a conferência sobre clima das Nações Unidas, para assegurar que as ações de enfrentamento às emergências climáticas global e local protejam o planeta, as pessoas e a economia, com foco nos mais vulneráveis.

A frente está estruturada inicialmente nos seguintes grupos temáticos: 1) povos e populações mais vulneráveis às emergências climáticas; 2) educação para a cidadania climática; 3) gênero e clima; 4) transição para o desenvolvimento econômico de baixas emissões; 5) transição energética; 6) resiliência urbana aos desastres ambientais; 7) gestão integrada de resíduos sólidos; 8) mercado de carbono; e 9) planos setoriais.

A Frente Parlamentar Mista se propõe a ter como produtos, entre outros, a contribuição com as revisões do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), da Estratégia Nacional para REDD+ (ENREDD+), do Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE); a proposição de instrumentos econômicos e financeiros para apoiar a transição climática; o aprimoramento dos planos setoriais, fomentando a criação de observatórios dessas políticas.

A frente será presidida pela deputada Socorro Neri  e tem como vice-presidente o senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.