Relações exteriores

Paulo Alexandre Barbosa é eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores

Deputado diz que colegiado deverá atuação destacada na fiscalização da política nacional do setor de inteligência

15/03/2023 - 11:46   •   Atualizado em 15/03/2023 - 13:00

Renato Araujo/Câmara dos Deputados
Reunião de Instalação e Eleição do Presidente e Vice-Presidente. Dep. Paulo Alexandre Barbosa (PSDB - SP)
Paulo Alexandre Barbosa: política externa interfere na realidade nacional

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (15), para presidente, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), com 24 votos.

“A política externa dialoga com várias áreas e interfere na política interna, como vimos na pandemia de Covid-19 e agora com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que afeta todos e impacta no fornecimento de defensivos agrícolas”, disse Alexandre Barbosa, ressaltando ainda o papel constitucional das Forças Armadas.

Ele agradeceu o apoio dos partidos que compõem a Federação PSDB-Cidadania e lembrou que a Comissão de Relações Exteriores da Câmara deverá ter neste ano atuação destacada na fiscalização da política nacional do setor de inteligência.

A escolha dos vice-presidentes ficou para outra reunião, ainda não marcada.

 

 

Perfil
Advogado, Alexandre Barbosa inicia o primeiro mandato na Câmara. Antes foi prefeito de Santos (SP) entre 2013 e 2020, secretário estadual e deputado estadual por dois mandatos.

O que faz a comissão
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional trata de temas de política externa, como relações diplomáticas, econômicas, culturais e científicas, tratados e acordos internacionais, entre outros, e da política de defesa nacional, incluindo atividades de informação e contrainformação e assuntos das Forças Armadas.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.