Política e Administração Pública

Proposta determina que caberá ao Congresso autorizar operações de bancos públicos no exterior

Segundo deputado, objetivo é evitar eventuais direcionamentos de natureza ideológica que beneficiam um ou outro governo, mas não o Brasil

24/03/2023 - 11:19  

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Deputado Mendonça Filho (União-PE) fala em audiência pública no Senado
Mendonça Filho: "essa nova competência estaria alinhada ao trabalho do Poder Legislativo”

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/23 estabelece a necessidade de autorização do Congresso Nacional para operações de crédito realizadas por instituições financeiras controladas pela União sempre que o objeto vier a ser executado fora do País. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

“O Congresso Nacional já dispõe de competência para autorizar e fiscalizar atos diversos do Poder Executivo, e como alcança todo o conjunto dos parlamentares,
essa nova competência estaria alinhada ao trabalho do Poder Legislativo”, disse o deputado Mendonça Filho (União-PE), primeiro signatário da PEC.

“Ressalta-se que tal competência não teria como função vedar tais operações, mas sim evitar eventuais direcionamentos de natureza ideológica que beneficiam um ou outro governo, mas não o Brasil”, continuou o parlamentar.

Mendonça Filho é um dos deputados que apresentaram iniciativas que proíbem financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a projetos em outros países. “Nesses casos, o contribuinte brasileiro acaba sendo penalizado, pagando por obra que não beneficia o País”, afirmou.

Tramitação
A admissibilidade da PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se houver o aval da CCJ, o texto será analisado por uma comissão especial quanto ao mérito e, se for aprovado, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votado em dois turnos.

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta