Segurança

Lira diz que 8 de janeiro não se repetirá e elogia trabalho da Polícia Militar

A fala ocorreu durante a solenidade de entrega das obras de ampliação do 6º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança da Esplanada

09/03/2023 - 18:37  

Presidência da Câmara
Arthur Lira elogiou a atuação da Polícia Militar do DF na função de proteger os três Poderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reiterou nesta quinta-feira (9) que o avanço de golpistas contra as sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, “nunca mais se repetirá”. Ele elogiou a atuação da Polícia Militar do DF no dever funcional de proteger os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

“O dia 8 nunca mais vai acontecer no Brasil porque aprendemos, de maneira mais fácil ou mais dura para alguns, que a nossa democracia, com a União dos Poderes, permanecerá atenta, alerta e em pé”, reforçou Lira.

Sobre os atos de vandalismo, Lira ressaltou que o maior prejuízo não foi material, mas o ataque à democracia. Ele também disse que a atuação de poucos  criminosos "não manchará a imagem da polícia militar, das forças de segurança”.

Durante encontro com a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP-DF), para entrega de obras de ampliação do 6º Batalhão da Polícia Militar, que é responsável pela segurança da Esplanada, o presidente também falou sobre a federalização da segurança do Distrito Federal como medida para evitar episódios como os do 8 de janeiro.

“Eu sempre tive o cuidado de nunca colocar um projeto em votação no calor da discussão. No calor do dia 8, todo mundo falava em intervenção, área livre, força federal, e o que nós fizemos foi trazer todos à mesa, discutir, ouvir e conversar”, observou Lira.

Sobre a reforma do batalhão da PM, o presidente disse que "espera que nunca precise ser usado". "Espero que a gente tenha a civilidade de saber fazer movimentos pacíficos, porque todos nós podemos e devemos contestar e cobrar", concluiu Lira.

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.