Direitos Humanos

Deputados expressam solidariedade por vítimas de terremotos na Turquia e na Síria

Desastre causou mais de 7 mil mortes nos dois países

07/02/2023 - 16:43  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Sessão para votação de propostas legislativas. Dep. Gilberto Nascimento (PSC-SP)
Gilberto Nascimento preside a sessão do Plenário

Na sessão do Plenário desta terça-feira (7), deputados expressaram solidariedade por vítimas de terremotos na Turquia e na Síria ocorridos nesta segunda-feira (6). Foram registradas mais de 7 mil mortes e outros milhares de desaparecidos.

Ao presidir a sessão, o deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) falou em nome da Mesa Diretora da Câmara e lamentou a situação. “As imagens da tragédia que nos chegam são fortes, mas jamais darão a real dimensão dos fatos. Portanto, em nome da Mesa Diretora desta Casa, registramos as nossas condolências a esse povo que, neste momento, tem sofrido tanto”, disse.

Ele encaminhou a mensagem aos embaixadores dos dois países no Brasil, em solidariedade aos familiares e amigos das vítimas, mas também aos afetados pela tragédia.

Gilberto Nascimento afirmou ainda que a relação entre Brasil e Turquia ultrapassa questões comerciais, já que os dois países compartilham a paixão pelo futebol. Vários jogadores brasileiros que trabalham na Turquia relataram momentos de caos após o terremoto.

O deputado também citou o crescimento do turismo e do intercâmbio cultural entre Brasil e Turquia, que inclui a literatura e a teledramaturgia. E destacou o papel da comunidade síria no Brasil. “Com a Síria, não é diferente, são laços históricos, ancorados na numerosa comunidade de origem síria estabelecida no Brasil, estimada em torno de 2,5 milhões de pessoas”, declarou.

O deputado Alfredo Gaspar (União-AL) também prestou condolências. “Gostaria de me irmanar com o povo da Turquia e da Síria por esse acontecimento trágico”, disse.

Já o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) destacou que os desastres naturais intensos levantam a necessidade de um debate sobre a exploração ambiental do planeta. “Os desastres naturais são inevitáveis, mas nos interpelam sobre a terra em que vivemos: o cuidado ou descuido que temos para com ela. Podemos e devemos sim evitar as tragédias humanas criadas pela exploração e pela dominação”, disse.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.