Segurança

Audiência conjunta discute violência sofrida por procuradora paulista

O caso aconteceu há cinco meses; o agressor está preso, mas continua recebendo salário

15/12/2022 - 08:10  

Flickr do governo do Estado de São Paulo
Uma mulher branca com cabelos escuros longos usa uma blusa clara e está com o olho roxo e inchado
Procuradora Gabriela Samadello, que foi agredida por um colega de profissão

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados discutem nesta quinta-feira (15) a violência praticada contra a procuradora-geral do município de Registro (SP), Gabriela Samadello.

A audiência integra a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e será realizada no plenário 14, a partir das 15 horas.

Agressão
No dia 20 de junho de 2022, Gabriela Samadello foi agredida pelo colega de trabalho e também procurador Demétrius Oliveira Macedo. A agressão ocorreu dentro da prefeitura, onde ambos trabalhavam, e foi filmada por outra funcionária.

A violência teria sido motivada porque Gabriela, que era chefe de Demétrius, sugeriu a instauração de um procedimento administrativo para apurar agressão anterior do procurador contra outra funcionária do setor.

Demétrius Macedo foi preso preventivamente no dia 23 de junho, denunciado por tentativa de feminicídio, mas não foi exonerado do cargo e segue recebendo remuneração.

Impunidade
A previsão da prefeitura era concluir o processo contra o servidor até 18 de outubro. "Entretanto, até a presente data, o processo administrativo não foi concluído, o que gera um clima de impunidade, pois o fato de não haver penalidades tanto administrativas quanto criminais reforça a ideia de que este tipo de crime não gera punição e pode ser praticado sem constrangimento", reclamou a deputada Tereza Nelma (PSD-AL), que pediu a realização da audiência.

"A impunidade é um dos estágios cruciais dentro do ciclo de violência, pois, após uma agressão, é comum que o agressor fique impune e se sinta confortável para praticar novos crimes da mesma natureza", alertou a deputada.

Debatedores
Foram convidados para debater o assunto, além da procuradora Gabriela Samadello; o prefeito de Registro, Nilton Hirota; e a presidente da Comissão Permanente da Mulher Advogada da OAB-SP, Isabela Castro de Castro.

 A campanha
A Câmara participa, desde 2013, da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo.

 

 

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.