Saúde

Comissões discutem atendimento cardiológico de pacientes idosos no pós-pandemia

06/12/2022 - 07:56  

Sebastião Santos/Prefeitura de Uberaba-MG
Saúde - campanhas - homem prevenção pressão arterial hipertensão homens idosos negros exames (campanha Novembro Azul, saúde do homem, 2016, Uberaba-MG)
Em razão da pandemia, o tratamento de doenças cardiovasculares sofreu atraso

As comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizam audiência pública conjunta nesta terça-feira (6) sobre a adequação do Programa de Qualidade na Cardiologia (QualiSUS Cardio) para melhorar o atendimento aos pacientes idosos.

O deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), que pediu a audiência, lembrou que a sociedade brasileira tem se tornado cada vez mais longeva, de acordo com estudos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Os dados demonstram o aumento de cerca de 40% da parcela da população idosa entre a década de 2012 a 2021, quando a população de idade igual ou superior a 60 anos passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões. O instituto projeta ainda que até 2030 o número de idosos pode ultrapassar os 41 milhões, demonstrando um crescimento mais acelerado que a média recente", disse.

Nesse sentido, completou o deputado, o QualiSUS Cardio tem papel primordial no tratamento e atenção a alta complexidade cardiovascular, bem como na melhoria continua dos atendimentos e da qualidade de vida.

"Com o envelhecimento da população e num contexto de pós-pandemia, que ocasionou na postergação do tratamento de diversas doenças, medidas devem ser garantidas para uma vida saudável e resistente, dando prioridade aos cuidados de saúde e às doenças cardíacas complexas relacionadas à idade", disse o deputado.

Debatedores
Confirmaram presença na audiência:
- o gerontólogo e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil,  Alexandre Kalache;
- o ex-presidente da Sociedade Latino Americana de Cardiologia Intervencionista, José Mangione;
- o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (Abimed), Fernando Silveira;
- a presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida, Marlene Oliveira; e
- a presidente do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, João Fernando Monteiro Ferreira.

Hora e local
O debate será realizado às 10 horas, no plenário 12.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.