Meio ambiente e energia

Comissão debaterá instalação de usina de gás natural em Caçapava (SP)

29/11/2022 - 08:33  

12:17
Energia - elétrica - Usina Termelétrica Presidente Médici em Candiota-RS
Usina Termelétrica Presidente Médici em Candiota (RS)

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (29) para discutir a possível instalação de termelétrica a gás natural de grandes proporções no município de Caçapava, no estado de São Paulo.

Foram convidados para participar da reunião representantes da prefeitura e da Câmara municipal da cidade, além de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Laboratório de Gases de Efeito Estufa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dentre outros. Confira aqui a lista dos convidados.

O debate foi solicitado pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP). Ele relata que representantes da holding Natural Energia Participações LTDA estariam fazendo visitas a entidades de Caçapava e realizando contato não oficial com vereadores e a prefeitura para conversar sobre a possível instalação de uma termelétrica a gás natural no município.

"O megaempreendimento denomina-se Termelétrica São Paulo Geração de Energia LTDA. O seu processo de licenciamento já foi iniciado, apesar de não detalhar informações no sistema do Ibama em relação ao projeto, tais como a localização na cidade, o volume de água e gás a serem consumidos, emissões geradas, capacidade geradora, entre outras informações", diz ele.

O deputado cita uma série de características históricas e geomorfológicas da região, além do compromisso assumido com a assinatura do Protocolo de Quioto, para justificar a preocupação diante da possibilidade da construção e do funcionamento da usina na cidade.

A audiência pública será realizada no plenário 9, às 17 horas.

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.