Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão de Legislação Participativa discute política brasileira de assistência social

09/11/2022 - 07:41  

Depositphotos
Foto de alguns barracos de lona e madeira embaixo de uma árvore, num chão de terra. À frente dos barracos há roupa estendida e e baldes
A PNAS busca melhorar a vida das pessoas excluídas do pleno exercício da cidadania

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (9) a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) no Brasil.

Essa política, aprovada em 2004, apresenta diretrizes para efetivação da assistência social e atende cidadãos e grupos em situações de vulnerabilidade e riscos.

O debate foi proposto pelas deputadas do PT Erika Kokay (DF) e Benedita da Silva (RJ).

As parlamentares ressaltam que os serviços do Sistema Único de Assistência de Assistência Social (Suas) – que tem sua atuação orientada pela PNAS – são ofertados de forma continuada e planejada, e alertam que seu financiamento é imprescindível para a efetivação dos direitos constitucionalmente garantidos à população em situação de vulnerabilidade.

No entanto, segundo Erika Kokay e Benedita da Silva, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) tem denunciado reiteradas ações impetradas pelo Poder Executivo, que representam ameaças ao orçamento e financiamento da execução dos programas da PNAS.

A audiência pretende aprofundar o debate sobre o financiamento da PNAS/Suas de modo a viabilizar a garantia constitucional da oferta dos programas, projetos e serviços socioassistenciais como direito de cidadania.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com a comissão, entre outros:
- o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Elias de Sousa Oliveira;
- o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), Cyntia Figueira Grillo;
- um representante do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS);
- um representante da Comissão de Saúde.

A audiência será realizada no plenário 3, a partir das 16 horas, e será transmitida pela página da Comissão de Legislação Participativa.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.