Saúde

Comissões debatem disponibilidade de insulina de ação rápida e prolongada no SUS

Deputados reclamam da burocracia para que pacientes tenham acesso ao medicamento usado no tratamento do diabetes tipo 1

26/10/2022 - 09:57  

Depositphotos
Em 2018, foram adquiridas 7,9 milhões de canetas de 3 ml de insulina rápida

As comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados discutem nesta quarta-feira (26), a partir das 14h30, no plenário 12, a disponibilidade no SUS das insulinas análogas de ação rápida e das insulinas análogas de ação prolongada para pessoas com diabetes tipo 1. O debate atende a requerimentos apresentados pelos deputados Flávia Morais (PDT-GO) e Dr. Zacharias Calil (União-GO).

Eles explicam que o Ministério da Saúde reconheceu que a insulina análoga rápida é o melhor medicamento para tratar as pessoas com diabetes tipo 1. Em fevereiro de 2017, ela foi incorporada ao SUS, mas a compra foi efetuada somente no segundo semestre de 2018. Foram adquiridas 7.921.005 canetas de 3ml, suficientes para o consumo anual de 396.050 pessoas. Os estados começaram a ter acesso ao medicamento em novembro de 2018.

Flávia Morais e Dr. Zacharias Calil reclamam, no entanto, da burocracia para que pacientes tenham acesso ao tratamento. Eles citam exemplos dos empecilhos enfrentados, como acesso ao médico endocrinologista; preenchimento do extenso laudo para solicitação, avaliação e autorização de medicamentos do chamado Componente Especializado da Assistência Farmacêutica; e exigência de renovação semestral da receita médica.

"Existe ainda desconhecimento dos médicos e das pessoas com diabetes a respeito desse novo insumo. Como resultado, foram desperdiçadas entre 900 mil a 1,4 milhão de canetas", afirmam os parlamentares no requerimento.

Participarão do debate:

  • a diretora de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Ediane de Assis Bastos;
  • o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Levimar Araújo;
  • a coordenadora de Departamento de Saúde Pública da SBD, Karla Melo;
  • a coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade e Representante da Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (Abad), Vanessa Pirolo;
  • a presidente do Instituto Diabetes Brasil (IDB),  Jaqueline Correia; e
  • o presidente da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), Lucas Leme Galastri.

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.