Saúde

Comissão debate desabastecimento de medicamentos em hospitais e farmácias

12/07/2022 - 07:28  

Mateus Pereira/Governo da Bahia
Saúde - remédios - medicamentos genéricos dipirona
Desabastecimento atinge medicamentos básicos, segundo deputada

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (12) para discutir o desabastecimento de diversos medicamentos nas redes pública e privada de saúde.

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), autora do requerimento para a realização da audiência, disse que hospitais e farmácias de vários estados têm relatado falta de medicamentos, sendo alguns básicos, como dipirona, antibióticos, soro fisiológico e também remédios de alto custo, para doenças como lúpus, Guillain-Barré e Crohn.

"A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes (ABCDT) teria notificado o Ministério da Saúde sobre a falta de frascos de soro fisiológico, insumo necessário para o tratamento de diálise", disse a deputada.

Entre os motivos para o desabastecimento, segundo ela, estariam os problemas no fornecimento pelo Ministério da Saúde e dificuldades de importação de insumos por causa da guerra na Ucrânia, do lockdown na China e movimentos de protesto de funcionários em portos e aeroportos.

O debate será realizado às 10 horas, no plenário 7, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo portal e-Democracia.

Debatedores
Confirmaram presença na audiência:
- o secretário-executivo da Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Romilson de Almeida Volotão;
- o presidente da Associação dos Centros de Nefrologia de Santa Catarina, Tarcísio Steffen; e
- o presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes, Yussif Ali Mere Junior.

Da Redação – RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.