Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissões ouvem ex-funcionária do Facebook sobre denúncia de manipulação política em eleições

05/07/2022 - 08:33  

GaudiLab/DepositPhotos
Comunicação - telefonia - telefones celulares smartphones tecnologia redes sociais internet fake news virtual relações virtuais
Segundo denúncia, dados de 50 milhões de pessoas foram usados indevidamente

As comissões de Legislação Participativa; e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizam audiência pública conjunta nesta terça-feira (5) para debater denúncias de ex-funcionária do Facebook sobre manipulações políticas.

O debate será realizado às 14 horas, no plenário 3, e poderá ser acompanhado de forma virtual pelo portal e-Democracia.

A deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), que propôs a realização da audiência, lembrou que, em 2018, um grande escândalo colocou o Facebook no centro das atenções mundiais. "As informações de mais de 50 milhões de pessoas foram utilizadas sem o consentimento delas pela empresa britânica Cambridge Analytica para fazer propaganda política. A empresa teria usado esses dados para criar um sistema que permitiu predizer e influenciar as escolhas dos eleitores nas urnas", disse a deputada.

Debatedores
Foram convidados para a audiência a ex-funcionária do Facebook Frances Haugen, além de representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da rede de mobilização social Avaaz, da Coalizão Direitos na Rede e do Facebook.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.