Saúde

Comissão aprova “Hora do Colinho” em hospitais para bebês órfãos ou isolados dos pais

Projeto consiste no acolhimento humanitário e afetivo de bebês recém-nascidos órfãos ou que estiverem privados da presença da família

09/06/2022 - 10:46  

Eleição de Vice-presidente. Dep. Carla Dickson UNIÃO-RN
Substitutivo de Carla Dickson exclui "detalhamentos excessivos"

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou proposta que cria em todo o País a “Hora do Colinho", que consiste no acolhimento humanitário e afetivo, por equipes multidisciplinares, de bebês recém-nascidos órfãos ou que estiverem privados da presença da família durante a hospitalização.

Foi aprovado um substitutivo da relatora, deputada Carla Dickson (União-RN), ao Projeto de Lei 2956/21, da deputada Edna Henrique (Republicanos-PB).

O texto aprovado mantém a essência do original, mas, segundo a relatora, deixa de trazer detalhamentos excessivos. “É importante que os serviços de saúde adotem a medida, mas cada um segundo sua realidade”, destacou Carla Dickson.

Segundo o substitutivo, a “hora do colinho” deverá ser instituída em todos os estabelecimentos de saúde em que haja bebês internados órfãos ou privados da presença materna e paterna.

O poder público deverá oferecer treinamento sobre a técnica à equipe multiprofissional de saúde que lida com recém-nascidos

Ficaram fora do substitutivo, por exemplo, detalhamentos sobre as salas onde a técnica pode ser empregada e sobre cartazes informativos e publicitários para a divulgação do procedimento.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2956/2021

Íntegra da proposta