Saúde

Comissão discute impacto da Covid-19 e outras doenças sobre a população carcerária

09/06/2022 - 07:45  

Akira Onuma/Superintendência do Sistema Penitenciário-Pará
Saúde - doenças - coronavírus desinfecção higienização cadeias penitenciárias presídios prevenção pandemia epidemia contaminação contágio (sistema carcerário do Pará)
Higienização em presídio do Pará durante a pandemia de Covid-19

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (9) o tema: "Covid-19, hepatite C, HIV e aids na população privada de liberdade".

A audiência pública será às 9 horas, no plenário 7, e poderá ser acompanhada de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP), que pediu o debate, disse que, quando analisados os boletins epidemiológicos tanto do HIV e aids como o das hepatites virais, constata-se a ausência total de dados sobre a população privada de liberdade, dificultando tanto o monitoramento como a construção de políticas específicas.

Para o deputado, é fundamental discutir o impacto da pandemia de Covid-19 e a resposta brasileira ao enfrentamento da hepatite C e do HIV e aids, com foco em ações de prevenção, acesso ao diagnóstico e ao tratamento, para que o Poder Legislativo possa acompanhar o desenvolvimento das ações governamentais e pensar em novas políticas públicas.

Foram convidados para a audiência representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, e da Saúde, e do Conselho Nacional de Saúde, entre outros.

Veja a lista completa de convidados

Da Redação – RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.