Meio ambiente e energia

Comissão aprova projeto que prevê compensação de gases de efeito estufa para eventos em área pública

Conforme a proposta, compensação pela emissão de gases de efeito estufa será feita por meio de projeto de sequestro de carbono

27/05/2022 - 11:19  

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Carlos Henrique Gaguim UNIÃO-TO
Carlos Henrique Gaguim recomendou aprovação de substitutivo

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 915/19, que prevê a compensação da emissão de gases de efeito estufa de eventos realizados em área pública nos quais compareçam mais de 30 mil pessoas.

O relator, deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO), recomendou a aprovação da matéria na forma do substitutivo acatado anteriormente pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. O substitutivo reuniu o PL 915/19, do deputado Alexandre Leite (União-SP), e o PL 1995/19, do deputado Célio Studart (PSD-CE), que tratam do assunto.

“Os impactos das mudanças climáticas representam uma efetiva e grave ameaça aos interesses nacionais e colocam em risco nosso desenvolvimento social e econômico futuro. A adoção de medidas efetivas para reduzir nossa emissão de gases de efeito estufa é urgente”, observou Gaguim.

Conforme o substitutivo, a compensação pela emissão de gases de efeito estufa será feita por meio de projeto de sequestro de carbono – processo de retirada de CO2 da atmosfera para transformá-lo em oxigênio – aprovado pelo órgão governamental competente.

O texto aprovado na Comissão de Meio Ambiente inclui entre os meios indicados para a compensação preconizada, além da elaboração de projeto de sequestro de carbono, a compra de créditos de carbono no mercado gerados por projetos de terceiros.

O monitoramento dos gases deverá ser feito pelo responsável legal pelo evento, podendo ocorrer por meio de convênios com órgãos públicos ou empresas.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta