Meio ambiente e energia

Comissão rejeita projeto que repete norma já existente sobre poluição de águas

Proposta será arquivada, a menos que haja recurso

18/05/2022 - 16:36  

Elaine Menke/Câmara do Deputados
Audiência Pública - Impactos da mineração na Serra do Curral/MG. Dep. Rodrigo Agostinho PSB - SP
Deputado Rodrigo Agostinho, relator do projeto de lei

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 11032/18, que suspende o certificado de habilitação do comandante de embarcação que lançar lixo plástico nas águas.

O relator, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), recomendou a rejeição. “A poluição dos mares por plástico é um problema inequivocamente grave, mas concordo com o entendimento da Comissão de Viação e Transportes de que essa proposta repete o que já está dito na legislação em vigor”, disse.

O autor do projeto, deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO), defendeu a medida a fim de tentar reduzir a poluição das águas por plásticos. Atualmente, os comandantes de embarcação já têm a competência de cumprir e de fazer cumprir leis e normas que visem à preservação ambiental no meio aquático.

Como foi rejeitada pelas duas comissões permanentes designadas para a análise do mérito, a proposta deverá ser arquivada, a não ser que seja aprovado recurso para votação no Plenário da Câmara.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 11032/2018

Íntegra da proposta